Compostos de Polipropileno

Matérias primas e estoque sempre disponíveis

Compostos de polipropileno são largamente utilizados em todo o mundo.

A adição de cargas, reforços, antioxidantes, estabilizantes a raios UV, modificadores de impacto, entre outros aditivos, permite que estes compostos sejam empregados na produção de peças plásticas para os mais variados segmentos.

Suas principais características são:

  • Baixo peso específico;

  • Boa resistência ao impacto e à fadiga;

  • Alta rigidez;

  • Alta resistência à abrasão;

  • Excelente resistência a produtos químicos;

  • Ótima resistência a umidade;

  • Fácil processamento; e

  • Ótimo acabamento superficial,

Os polipropilenos quando modificados têm melhor desempenho e durabilidade quando comparado com a resina base de polipropileno, e assim tornam-se ideais em aplicações relacionadas a construção civil, equipamentos esportivos de alta resistência e peças para a indústria automotiva.

Principais compostos:

PP com Talco

Para a produção deste composto é adicionado talco ao PP.
O talco provou ser uma carga particularmente eficiente nas propriedades mecânicas e orientação macromolecular dos compostos. Sua adição provoca aumento no desempenho da matriz polimérica (neste caso PP).
Em baixas concentrações (menos de 3% em peso), o talco atua como um agente nucleante, reduzindo o tempo de processamento, o que significa ganho de produtividade.
Em quantidades mais altas (10-40% em peso), atua como carga de reforço, aumentando o módulo de tração e a rigidez. O composto de PP + Talco é muito encontrado na indústria automobilística (para-choques, painéis de instrumentos, laterais de portas, acabamento de bancos, consoles, e outras partes). Na indústria de utilidade doméstica, eletrodomésticos e eletroeletrônica os compostos de polipropileno são utilizados na produção de cadeiras, mesas, ar-condicionado, ventiladores, carenagens de equipamentos, filtros e outros.

PP com Carbonato de Cálcio

Neste composto o carbonato de cálcio (CaCO3) é acrescentado a resina de polipropileno. Melhorias na temperatura de deflexão ao calor, resistência ao impacto, rigidez, propriedades de barreira e qualidade de impressão foram observadas em filmes para embalagens. Outra vantagem é ser uma carga aprovada pela FDA, permitindo versatilidade entre aplicações críticas nos mercados de embalagens de alimentos e produtos voltados a área médica.

PP com Fibra de Vidro

Aqui, o principal elemento é a fibra de vidro, que age como material de reforço estrutural. A fibra de vidro aplicada pode ser curta, média ou longa.

A temperatura de deflexão ao calor (HDT) a 264 psi (1.8 Mpa) é aumentada até 150°C para uma resina de polipropileno reforçada com 40% de fibra de vidro. Nesta mesma composição o coeficiente de expansão térmica do polipropileno será reduzido à metade.
Pode-se também utilizar um agente de acoplamento químico para o composto PP + Fibra de Vidro. Neste caso teremos uma melhora significativamente nas forças de tração e flexão em relação ao polipropileno reforçado com vidro sem acoplamento químico.

O polipropileno com 30% de fibra de vidro quimicamente acoplada tem a resistência à tração aumentada até  180% em relação ao polipropileno não reforçado, e um aumento de 50% em relação às classes convencionais de polipropileno reforçado com vidro.
No geral, o polipropileno quimicamente acoplado melhora as características de resistência sem alterar os módulos, a resistência ao calor, as propriedades elétricas ou a dureza.

PP com Fibra de Vidro Longa (LGF)

Utiliza-se fibra de vidro longa para aplicações em peças estruturais automotivas em substituição a algumas peças metálicas. A finalidade é a redução de peso, obtenção de alta rigidez e alta resistência ao impacto.

PP com Talco + Elastômero (EPDM)

Além de vários aditivos e pigmentações, elastômero pode ser acrescido ao polipropileno como modificador de impacto, necessário para atingir o balanço de propriedades apropriada para determinadas aplicações. Este tipo de composto é muito utilizado na indústria automobilística.

PP com Carga Híbrida

O composto pode receber diversos tipos de cargas. Talco, carbonato, fibra de vidro e wolastonita são exemplos. Estas cargas podem ser aplicadas em conjunto, sendo a mistura denominada como “Carga Híbrida”.  As cargas híbridas servem para dar aos compostos o balanço ideal para determinadas aplicações.

Você pode consultar os diferentes tipos de Compostos de Polipropileno produzidos pela Thermoblend.
Acesse os Datas Sheets clicando aqui.

Abrir a conversa
Precisa de ajuda?
Falar com a Thermoblend
Olá! Tudo bem?
Eu sou a Amanda e farei o seu atendimento.
Como posso ajudar?